Limpar a lareira

Durante o inverso o frio espalha-se e não há nada como ter uma lareira em casa para nos mantermo-nos quentinhos, porém uma lareira quando não feita a manutenção e limpeza pode tornar-se um local de perigo, para evitar qualquer perigo vamos ensinar-lhe a fazer a manutenção da sua própria lareira.

Limpar a lareira

Primeiramente deve pensar em contratar uma vez por ano um profissional em limpeza de chaminés, isto para que o mesmo verifique se a sua lareira está em condições de ser utilizada e para que corrija todos os problemas da mesma.

Começar a limpeza

Comece por borrifar com água as paredes da sua lareira, o objectivo é fazer com que não se levante cinza enquanto a limpeza está a ser feita, após estar completamente borrifada de água deve passar um pano limpo e retirar o máximo de cinza que conseguir.

Caso as portas da sua lareira sejam de vidro, pegue num pano húmido e pose-o nas cinzas, após isso passe-o pelas portas de vidro da lareira, quando completar este processo toda a fuligem foi retirada, passe novamente um pano, mas desta vez um pano limpo.

Prevenção

Para que uma lareira suje-se menos com a sua utilização, antes de acender qualquer fogo devemos salpicar sal na madeira, ao fazer isto, o sal reduz a fuligem libertada pelo fogo.

Caso tenha algum problema de sobreaquecimento do solo com a sua lareira, deixe sempre uma camada de cinza nela, assim terá menos contacto com o azulejo e fará menos danos.



AVISO:Todos os artigos publicados são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento técnico.