Como eliminar o bicho da madeira de móveis

Já deve ter reparado em alguns móveis antigos a existência de pequenos furos, que libertam uma serradura tão fina que parece pó. Pois é, trata-se de mais um caso de um ataque xilófago, nomeadamente o caruncho, designado por muitos pelo “bicho da madeira”. Este alimenta-se da madeira, deixando estes buraquinhos, que podem estragar, e causar algumas alergias aos mais sensíveis.

Comece por perceber se o seu móvel está mesmo afectado com a praga, ou se ainda existe solução possível. Para isso é importante referir que se os buraquinhos estiverem escuros, é porque o móvel está mesmo com a praga alojada, se por outro lado os buraquinhos ainda estiverem brancos, ainda há solução possível para salvar o seu móvel.

bicho-da-madeiraSe existir solução, procure junto de supermercados ou mesmo drogarias um insecticida especial para o efeito e aplique-o, não esquecer as luvas já que é tóxico, em cada buraquinho com uma agulha. Assim irá atacar o problema mesmo na raiz do mesmo e evitará alastramento da praga.

De seguida deverá cobrir o seu móvel com um plástico, ou papel transparente, durante pelo menos 24h para que o insecticida actue da melhor forma. Se a quantidade de buraquinhos for realmente muita, então o melhor será mesmo deixar mais que 24h, para que o insecticida tenha o efeito pretendido, e mais tarde não seja novamente atacado e estrague o seu móvel de uma forma definitiva.

Depois de aplicado o insecticida, do seu móvel ficar em repouso durante as horas necessárias, é normal que fique com algumas mazelas da praga actuar, por isso poderá tapar os buraquinhos com massa ou cera, ou deixar mesmo assim para dar um ar rústico ao seu móvel e por consequente à sua divisão. O último passo deverá ser tido consoante o gosto de cada um.



AVISO:Todos os artigos publicados são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento técnico.