Como fazer a limpeza de uma casa
Limpar uma casa não é uma tarefa que requeira grande ciência. No entanto, quando não feito apropriadamente, poderá revelar-se ainda mais chato e maçador do que realmente deveria ser. Como forma a melhorar o seu desempenho durante a limpeza doméstica, serão deixadas, de seguida, algumas dicas que, quando aplicadas na limpeza da casa, poderão ajudá-la a tornar-se numa tarefa não tão desagradável.
1- Determine quais os produtos que irá usar, e junte-os todos num compartimento que possa facilmente transportar consigo, à medida que se deslocar pela casa. Não o fazer, irá obrigá-lo a ter de se deslocar para procurar o produto sempre que pretenda usá-lo, o que se revelará numa perda de tempo completamente desnecessária.
2- Crie um ambiente agradável, que lhe transfira uma sensação de relaxamento e boa disposição. Colocar música enquanto limpa pode ser um bom exemplo disso. Qualquer pessoa gosta de música, e a mesma é óptima para alegrar o estado de espírito. Ao som de uma boa música, verá que o tempo passará sem dar por ele, e aquela que outrora revelava ser uma tarefa tão desagradável, poderá agora tornar-se muito menos assustadora.
3- Apanhe todo o lixo que esteja demasiado visível e objectos que possam estar deslocados do seu lugar original. Antes de iniciar uma limpeza, é importante que desobstrua bem todo o espaço pelo qual se terá de mover, de forma a facilitar todo o processo de limpeza.
4- Comece pela zona mais difícil da casa. Se não o fizer, quando chegar a vez da mesma, poderá encontrar-se já cansado e sem a motivação necessária à execução de um bom trabalho. Despachar o que mais nos custa tem o poder de despertar em nós uma boa sensação de alivio, que terá um impacto positivo no nosso ânimo. Tal, poderá facilitar a limpeza das restantes divisões da casa. Para além do mais, se o mais difícil for limpo em primeiro lugar, as probabilidades de o trabalho ficar mais bem feito serão muito maiores, já que o mesmo será feito sem se fazer acompanhar do típico cansaço proveniente da limpeza das restantes divisões da casa.
5- Tenha à mão acessórios de limpeza de primeira qualidade. A facilidade e comodidade com que poderá limpar a sua casa poderá depender muito dos acessórios que utilizar na realização da tarefa. Investir, por exemplo, dinheiro num aspirador de topo, poderá parecer, logo à partida, um pouco desnecessário, mas a médio prazo acabará poderá revelar-se compensador, na medida em que terá a habilidade de simplificar todo o processo de limpeza.
6- Utilize uma sequência de limpeza que comece pela remoção da sujidade mais desentranhada e acabe com a remoção da mais entranhada. Deste modo, todo o pó e sujidade deverão ser bem aspirados do chão, e removidos das superfícies, antes que quaisquer produtos de limpeza sejam aplicados. Certifique-se que utiliza os produtos de limpeza indicados para cada superfície, de forma a não vir a danificar nenhuma delas.
7- Caso tenha por objectivo poupar algum tempo, aprenda a não limpar aquilo que não precisa de ser limpo. Esta pode parecer uma dica assim um bocadito “suja”, mas o que é facto é que muita gente perde imenso tempo a limpar objectos e superfícies que, por terem sido limpas há pouco tempo, ainda não desenvolveram sujidade suficiente que justifique uma limpeza. Tal, não só é um desperdício de tempo, como também de produtos que terá de utilizar para limpar. Limpe apenas aquilo que, visivelmente, precise de ser limpo, e verá que conseguirá poupar imenso tempo na manutenção da sua casa.