Como fazer a limpeza de um sofá

Um sofá pode ser  constituído de vários materiais e por isso os cuidados a ter com eles deverão ter em conta o material de que são feitos, já que as limpezas não devem ser feitas da mesma maneira pois senão poderá estragar o próprio material.

Se os seus sofás forem de pele (independentemente da cor deles), a melhor solução será utilizar as famosas toalhetes dodot, que normalmente são utilizadas em crianças. Pois além de fazerem a limpeza húmida, deixam ainda um cheiro muito agradável e hidratam a pele do próprio sofá.

sofaSe os seus sofás forem de tecido e se tiverem a opção de poder retirar as capas dos assentos a melhor solução será mesmo fazer a limpeza dos mesmos da mesma forma como lava a sua outra roupa, na máquina de lavar. A uma temperatura neutra para retirar a sujidade mas não ocorrerem situações desagradáveis (como encolherem por exemplo), com o seu detergente normal para lavar a roupa e vai ver que vão ficar um brinco.

Se por acaso os seus sofás não têm opção de retirar as capas, então a melhor solução será aplicar um produto de limpeza de gorduras para roupa, esfregar com cuidado com um pano húmido e depois passar um pano seco para não ficar com mancha.

Lembre-se que a limpeza de um sofá terá que ser de acordo com o tecido do revestimento do mesmo, assim como aquilo que irá limpar. Se for apenas sujidade superficial a limpeza é muito mais simples e rápida do que se for algo mais “entranhado”, no entanto deverá ter em atenção que poderá deixar manchas no seu sofá o que não é o que quer. Por isso antes de colocar algum produto de limpeza, procure saber se esse produto mancha, ou se deixa algum tipo de marcas no seu tecido.



AVISO:Todos os artigos publicados são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento técnico.